Idea Adventure x 206 Escapade x Crossfox DESEMPENHO

No duelo travado neste comparativo, com números medidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o Crossfox ficou milésimos de segundos à frente do Peugeot no teste de aceleração. O modelo precisou de 12,18 segundos para chegar a 100 km/h, partindo da imobilidade, enquanto o 206 Escapade levou 12,26 segundos. Ambos utilizam motor 1.6 e, com álcool, condição em que obtiveram a marca, o do VW rende 103 cavalos, enquanto rival da marca francesa tem 113 cv. Apesar do 206 Escapade contar com 10 cv a mais, ele é mais pesado que o Crossfox (1.148 kg ante 1.115 kg).

Além disso, o torque do VW, 14,5 kgfm, é alcançado em rotação mais baixa (3.200 rpm). O Peugeot gera 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O Idea se distancia dos dois concorrentes no teste de aceleração, já que vai de 0 a 100 km/h em 13,81 segundos. Seu motor, com álcool, rende 114 cavalos e 18,5 kgfm a apenas 2.800 rpm. Apesar das vantagens nos números, seu peso, 1.305 kg, supera o dos rivais em quase 200 kg. O Crossfox volta a se mostrar mais ágil nas retomadas; segundo o IMT, precisa de 8,04 segundos para ir de 40 km/h a 80 km/h, em terceira marcha.

Idea e 206 Escapade invertem posições nesta prova; nas mesmas condições, a minivan registra 9,31 segundos, ante 9,81 da perua. O VW também apresenta melhor frenagem: ele pára depois de 12,1 metros, partindo de 40 km/h. O Fiat precisa de 13,1 m e o Peugeot de 12,6 m. No teste de consumo, porém, o modelo da marca alemã sai perdendo; segundo o IMT, faz 6,8 km/l na cidade, enquanto o Idea marca 7,2 l e o Peugeot 7,8 l. Na estrada, porém, a minivan bebe mais álcool, registrando 9,8 km/l.

O hatch médio faz 10,8 km/l em ciclo rodoviário, e a perua marca 11,7 km/l. A tecnologia bicombustível dos veículos também oferece opção de abastecê-los com gasolina. Nesta condição, o 1.8 do Idea rende 112 cavalos e 17,8 kgfm a 2.800 rpm, registrando consumo urbano de 9,1 km/l e rodoviário de 13,2 km/l. O 1.6 do 206 Escapade, com 110 cv e 14,2 kgfm a 4.000 rpm, faz 12,4 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada. O Crossfox, com seu propulsor 1.6, gera 101 cv e 14,3 kgfm a 3.250 rpm, e marca 9,4 km/l em ciclo urbano e 13,8 km/l nas rodovias.

Na prova de dirigibilidade, o 206 Escapade se saiu melhor. Apesar da suspensão elevada (em relação ao 206 SW), ele tem 1,52 metro de altura, enquanto o Crossfox conta com 1,63 m e o Idea Adventure com 1,81 metro. Seu banco fica em posição menos elevada que o dos concorrentes, mas isso não prejudica a visibilidade. Além disso, seu centro de gravidade mais baixo torna o carro estável e destaca sua aptidão para fazer curvas com os pneus bem grudados no chão.

No Idea, além da estabilidade ser o ponto fraco, as pernas do motorista entram em constante atrito com a coluna de direção. Todavia, seu banco elevado privilegia a visibilidade. Os três modelos contam, de série, com alavanca para ajuste da altura dos assentos. O Peugeot 206 Escapade vem com rodas de 14 polegadas. Tanto no Idea Adventure como no Crossfox, elas têm aro 15. Fiat e Peugeot contam com pneus de uso misto (on e off-road), enquanto o do VW é de utilização urbana.

por:Marilia

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